terça-feira, 16 de março de 2010

da escola inclusiva


As iniciativas inclusivas no seio da comunidade escolar, são uma das mais-valias dos actuais métodos de encarar a escola pela sociedade.
Tudo o que possa ser feito para criar homogeneidade no grupo, para ajudar os que têm mais dificuldades a acompanharem o ritmo imposto pelos programas, tudo isso produzirá, ou pretende-se que produza um melhor resultado final.
Iniciativas deste cariz serão sempre muito bem vistas por toda a comunidade e podem ser encaradas como um sinal de modernidade.
É isto a escola inclusiva, a escola do futuro, a escola da igualdade de oportunidades.
Infelizmente, à custa de puxar pelos menos rápidos, o nível de exigência tem nivelado por baixo. E logo agora que o futuro nos exige um esforço acrescido. E logo agora que se volta a falar de pessoas que façam a diferença, de elites (por muito que a palavra possa ferir algumas susceptibilidades).
Qual seria a opinião dos grandes defensores do actual modelo de escola inclusiva, se algum estabelecimento de ensino criasse aulas de apoio, não para os mais lentos que a maioria, mas para os mais rápidos que, envergonhados pelo sistema, se vêem hoje obrigados a esconder as suas potencialidades.
É utopia pensar que todos podem ser bons, mas é estupidez pensar que todos devem ser mediocres.
Penso que este deveria ser um tema de reflexão.

4 comentários:

  1. na minha opinião, é um problema que começa a surgir: o nivelamento por baixo.
    No entanto não entendo o sentido negativo das aulas de apoio para os melhores: qual o problema? o sistema está feito para as maiorias (infelizmente), se os melhores são as minorias por que não terem as aulas de apoio que permitam estimular as suas potencialidades?
    além disso, penso que qq sociedade perde bastante em não estimular os melhores, mas perde mt mais em não dar condições aos piores.

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  2. Estupidez não é pensar que todos devem ser mediocres.
    Estupidez é pensar que TODOS SÃO IGUAIS.
    E que, portanto, todos devem aprender as mesmas coisas e ter o mesmo desempenho.
    Se todos fossem iguais na escola, todos deveriam continuar a ser iguais pela vida fora.
    E assim sendo,nunca haveria a gritante e ofensiva anomalia de existir uma imensa maioria de gente a ganhar o ordenado mínimo, ao lado de umas dezenas de previligiados gestores de empresas públicas que, entre ordenado e bónus, ganham mais do que meio milhão de euros anuais!!!
    Se há igualdade na escola, ela deveria manter-se pela vida fora. Desse modo, todos ganhariam, pelo menos, meio milhão de euros anuais!!!

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  3. Se não acreditam, leiam em
    http://dn.sapo.pt/bolsa/interior.aspx?content_id=1520441
    Há, até, quem ganhe mais de 1,5 milhão de euros anuais!!!

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  4. Rui Pedro Soares, por exemplo, o antigo administrador da PT, envolvido na polémica tentativa de compra da TVI, recebeu em 2009, 1,533 milhões de euros de salários, dos quais 1,035 milhões são relativos a remuneração variável e prémios de gestão, anunciou a empresa.

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