quinta-feira, 12 de novembro de 2009

Prefira os transportes públicos...



Aqui há tempos demonstrei por estes lados a minha indignação em relação à quantidade de individuos que se desloca nos comboios, alegadamente funcionários da CP, e aos quais ninguém exige uma identificação, um bilhete especial, nada. E não se desculpem com a história que os revisores os conhecem porque quando são fiscais ou inspectores ou lá o que é, a história é a mesma. "Viva, boa tarde - aperto de mão - e ala que se faz tarde". E se já não forem funcionários da CP? Continuam a viajar à nossa custa até se zangarem com o revisor? Realmente a CP tem uma saúde financeira que lhe permite sustentar estas borlas...
Mas a história hoje é outra.
Eu desloco-me de comboio diariamente há alguns anos.
Compro passe, mas este mês não me compensava e passei a tirar bilhete diariamente. Descobri que agora os bilhetes têm lá escrita a hora do comboio e fui perguntar para quê.
Fácil: o bilhete só serve para o comboio do horário que está lá escrito.
Ao comprarmos um bilhete de ida, a bilheteira emite um bilhete para o primeiro comboio que saia para esse destino. Faz isso por defeito sem perguntar ao utente em que comboio quer viajar.
Ora, se o utente desejar viajar mais tarde, terá que ir à bilheteira trocar o bilhete por um válido para o comboio em que pretende viajar.
Este processo (a troca) não tem custos.
O mesmo não acontece se o utente não souber deste estratagema, o que é fácil pois nunca vi nenhum edital nem nenhum aviso da CP a explicar a coisa, nem é hábito essa explicação ser dada na bilheteira.
Se não trocarmos o bilhete e entrarmos num comboio de horário diferente daquilo que está escrito no bilhete, o revisor deve cumprir a lei e cobrar uma sobretaxa para a substituição do bilhete.
Portanto, quem gosta de comprar o bilhete com antecedência mas não tem a certeza em qual comboio vai embarcar, tem duas hipóteses: ou compra um para qualquer comboio e troca-o na bilheteira (se tiver tempo) ou não compra com antecedência e quando vem a correr para apanhar o comboio descobre que está uma fila enorme na bilheteira. Aí volta a ter duas hipóteses: ou vai comprar o bilhete e apanha o comboio seguinte (se houver) ou entra no comboio sem bilhete e apela para a compreensão do revisor que, se cumprir a lei, deve aplicar a respectiva coima que é enorme. Por norma são compreensivos, embora gostem de fazer a malta suar um bocadinho primeiro.
Todo este sarrabulho nasceu porque a CP parece que quer saber quantas pessoas viajam em cada comboio o que é uma rematada mentira. Uma percentagem muito grande das pessoas que viajam nos suburbanos tem passe, e com passe viaja-se à hora que se quer, nunca ninguem sabe se se viaja no comboio das oito ou no das vinte.
Se a CP quisesse controlar a taxa de utilização dos comboios, bastava instalar uma maquineta junto a cada porta para validar as entradas como já faz em algumas linhas do país.
Resumindo, não se percebe para que raio montaram esta estrangeirinha.
Não será com toda a certeza para ajudar a tapar o passivo com uns dinheiritos extra.
Ou será?

3 comentários:

  1. Este estudo só ficaria completo se fosse testado.
    Comprei hoje um bilhete em Coimbra para o comboio das 22.10.
    Às 16.25 dirigi-me à bilheteira e pedi para me validarem o bilhete para o comboio das 16.36.
    A senhora ficou a olhar para mim e finalmente disse que o bilhete tinha a data de hoje, logo estava válido.
    Insisti para ela ver a hora do comboio do bilhete. Percebeu. Virou-se para o computador e após algumas tentativas frustradas, levantou-se, pediu-me para esperar um bocadinho e dirigiu-se a um gabinete. Tinham passado 4 minutos.
    Voltou com um ar triunfante, sentou-se novamente e informou-me que iria validar o bilhete com um carimbo. Encolhi os ombros.
    Não encontrou o carimbo. Levantou-se, percorreu todas as outras bilheteiras e acabou por encontrar um.
    Voltou, sentou-se, carimbou, preencheu e deu-me o carimbo.
    Uma regulamentação que, asseguraram-me, já terá praticamente dois anos. No dia em que alguem se lembrar de a pôr efectivamente em prática, será o caos.

    ResponderEliminar
  2. Eu sei que ninguem reparou, mas onde se lê ...preencheu e deu-me o carimbo, deve obviamente ler-se deu-me o bilhete

    ResponderEliminar
  3. Eu tinha reparado. GBM. Abraço.

    ResponderEliminar