quinta-feira, 12 de março de 2009

Trocos...


Saiu a lista da Forbes
Bill Gates é de novo o homem mais rico do planeta.
É verdade que perdeu dezoito mil milhões de dólares no ano passado, mas mesmo assim ainda perdeu menos que o anterior detentor do título, Warren Buffett, que perdeu trinta e sete mil milhões.
Por cá, Belmiro de Azevedo eclipsou-se. Na lista ficaram Américo Amorim e o maior accionista da Caixa Geral de Depósitos, Joe Berardo.
A lista da revista Forbes tem este ano menos nomes que nos anos anteriores.
Compreende-se!
Em contrapartida, a lista dos mais pobres, a lista dos que eram ricos e ficaram pobres, a lista dos que dizem que são ricos quando na prática são pobres e a lista dos pobres que ainda pensam que são ricos, não param de aumentar.
O meu milionário preferido, Alexandre Soares dos Santos, mantém-se longe das listas.
É pena.
Um homem que criou uma fundação que vai investir vários milhões de euros por ano com o objectivo único de combater a mediocridade dos portugueses, merecia constar de todas as listas. Pelo menos das boas!
E quando digo investir, quero mesmo dizer gastar.
Estatutáriamente, a Fundação Francisco Manuel dos Santos (avô do presidente do grupo Jerónimo Martins) está proibida de obter qualquer outra espécie de lucro que não a capacidade de nos pôr a discutir seriamente o que é realmente importante ser discutido.
A premissa, clara como água, é a de que da discussão nasce a luz.
Porque estas coisas do trabalho bem feito precisam sempre de gente competente, a direcção da fundação foi entregue a um dos nossos conterrâneos mais lúcidos e inteligentes, António Barreto.
Ideias simples, ideias brilhantes. Coisas das que fazem andar o mundo.

Sem comentários:

Enviar um comentário