terça-feira, 24 de fevereiro de 2009

Lídére


O Lidl foi uma coisa boa que nos aconteceu.
Não só o da Mealhada, mas todos.
O conceito em si.
Não é apenas uma questão de preços.
Cada loja pode ser considerada como um "case study". A gama de produtos adapta-se ao local onde a loja está implementada (na Mealhada desapareceram, por exemplo, os vinhos estrangeiros) e todas as semanas há promoções de produtos não habituais, alguns completamente fora de contexto: se pegarem, ficam por cá.
Pelo meio temos os clássicos como as tabletes de chocolate por pouco mais de trinta centimos, o presunto ou as melhores bolachas Maria do mundo. Até os bombons de cereja, acho eu, são melhores e muito mais baratos que os Mon Cheri. Em tempos tiveram queijo parmesão à fatia a preços muito simpáticos: infelizmente desapareceu tão rapidamente como tinha chegado - pena!
Episódicamente vão aparecendo produtos não alimentares, alguns de altíssima qualidade, muitos garantidos pela TÜV, entidade que certifica a qualidade na Alemanha.
Esta semana estiveram em alta os produtos alimentares asiáticos: molhos, temperos, sopas, crackers de camarão, espetadinhas, pastas, pratos congelados, saladas, refeições enlatadas, gelados de sabores tão delicados como rosa, os misteriosos bolinhos da sorte que lêem a sina em alemão e inglês e os sempre fiáveis spring rolls.
Rolinhos de crepe com recheios de legumes para fritar até ficarem crocantes.
De entre toda a variedade, desta vez optei pelos mini rolls. Vinte em cada caixinha, do tamanho de dedos polegares por pouco mais de dois euros a caixa.
Três de cada vez no prato dourador do micro ondas, dois minutos até ficarem lourinhos, uma tacinha de molho de soja para molhar, uma cervejinha, os som dos Bossa Nossa (um projecto de brasileiros que canta exitos recentes da musica portuguesa em ritmo de bossa nova) e não me lembro de nenhuma maneira mais apropriada para saudar estes pores de sol que nos têm visitado nos ultimos dias.
Verdadeira gastronomia de fusão: crepes chineses trazidos por alemães, molho tailandês, cerveja checa e musica portuguesa cantada por brasileiros por oposição aos ecos do sambódoromo Luis Marques onde se ouvia em fim de festa música brasileira cantada por portugueses.
Pareceu-me que em questões carnavalescas a coisa correu melhor hoje que no Domingo.
Fico contente por eles.
Sinceramente!




1 comentário:

  1. Já alguém lhe disse que é uma pessoa com um extremo bom gosto e com uma delicada e sincera sensibilidade. Parabéns Sr. Pedro Costa

    ResponderEliminar