quinta-feira, 4 de setembro de 2008

Não conformidades

"Si você colocá um marrtelo na mão dchi uma criança, o mundo inteiro vira prego!"
Li esta frase no rodapé de um artigo de uma revista Seleções (só com um c) do Reader's Digest quando ainda nem havia edição portuguesa. Muito provavelmente há mais de 30 anos. A frase estava obviamente bem escrita, o exagero é para demonstrar que era a edição brasileira.
E porque é que eu me lembrei hoje desta frase?
Simples.
Porque a A.S.A.E. encerrou o refeitório do Parlamento. (eheheh...perdão!)
Minto!
Porque a A.S.A.E. visitou anteriormente o refeitório do Parlamento, detectou não conformidades e ninguém se lembrou de fazer as correcções necessárias durante o periodo de férias. À boa maneira portuguesa, como convém a um Parlamento que pretende representar o povo que o suporta (suporta, aqui, tem duplo sentido), esperaram que viessem os fregueses para fechar as portas.
Mas a história do martelo é mais profunda.
Ao contrário da grande maioria dos portugueses, eu acho que a estratégia de elefante em loja de porcelanas adoptada pela A.S.A.E. não nasceu da cabeça do seu presidente António Nunes. Tenho uma inabalável convicção de que se trata apenas do homem com o perfil certo, procurado e recrutado por quem criou o "martelo".
António Nunes será, neste particular, a "criança" a quem os verdadeiros responsáveis entregaram o "martelo".
A grande questão é que, ao longo do percurso, juntamente com marteladas certeiras, inteiramente justas e merecidas por quem as levou, houve bastantes que bateram ao lado. Muitas mesmo.
E os senhores que criaram o "martelo" continuaram a assobiar para o lado enquanto a "criança" era queimada na praça pública, assumindo o carácter repressivo do organismo e assegurando o serviço com zelo.
O "martelo" começa agora a ficar mais civilizado, mais cooperante com expressões como tradição, uso ou costume e, pasme-se, mesmo assim ainda consegue combater com eficácia os atentados à saúde pública. Só podemos perguntar porque é que não foi assim desde o início.
E porque o seu perfil começa a estar desajustado, porque não entregar a António Nunes, não um novo "martelo", mas uma marreta e colocá-lo a liderar o combate ao crime violento. Tenho a certeza que faria um bom lugar pois cheira-me que além de saber ser forte com os fracos, também saberá ser forte com os fortes.
Acho eu...

2 comentários:

  1. Não percebo para que serve a imagem daquele super-heroi estupido

    ResponderEliminar
  2. Caro anónimo, por ignorância ou não, acaba de, no seu comentário, responder a essa dúvida...
    Caro Pedro, não sei se ouvi bem a notícia, mas parece que o refeitório já tinha levado "chumbo" há dois anos, mas só agora parou para fazer as alterações (aproveitando as outras obras já agendadas no Parlamento). Não conheço os meandros, mas sei que os comuns mortais com comércio, grandes ou pequenos, são fechados na hora, mesmo que esteja na altura com clientes...

    ResponderEliminar